O pneu da Michelin que não fura pode chegar em 2024
Julho 30, 2019

Depois de há cerca de um ano te termos falado acerca do Tweel (o pneu à prova de furo da Michelin que a empresa francesa já vende para os UTV), hoje trazemos-te o Uptis, o mais recente protótipo de um pneu à prova de furo desenvolvido pela famosa marca do Bibendum.

Tal como o Tweel, o Uptis (cujo nome significa Unique Puncture-proof Tire System) não só é imune a furos como a rebentamentos. Segundo Eric Vinesse, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Michelin, o Uptis vem provar que “a visão da Michelin para um futuro de mobilidade sustentável é claramente um sonho alcançável”.

Na base do desenvolvimento deste pneu está o trabalho que já tinha originado o Tweel, com o Uptis a consistir numa “estrutura única que junta componente de borracha, alumínio e resina, além de alta tecnologia (não especificada)” que permitem que este seja, ao mesmo tempo, extremamente leve e resistente.

No processo de desenvolvimento do Uptis, a Michelin conta com a GM como parceira. Graças a isso o inovador pneu já se encontra a ser testado em alguns Chevrolet Bolt EV, sendo que, no final do ano deverão iniciar-se os primeiros testes em estrada aberta com uma frota de Bolt EV equipados com o Uptis a circularem no estado norte-americano do Michigan.

O objetivo de ambas as empresas é que o Uptis possa estar disponível em automóveis de passageiros já a partir de 2024. Para além das vantagens de não furar nem rebentar, a Michelin acredita que o Uptis pode ajudar a reduzir a poluição ambiental uma vez que afirma que atualmente são dispensados “mais de 250 milhões de pneus no mundo”.